domingo, 5 de abril de 2009

No Brasil, quando o feriado é religioso, até ateu comemora.


Desde que a gente se entende por gente, os feriados estão aí. Religiosos, cívicos, históricos... Eles aparecem no calendário, a gente comemora (ou não) e pronto. Ninguém nem questiona. Mas será que a gente já parou pra pensar no porquê desses dias de folga?

Calma, não me entenda mal: eu AMO um feriado. Sério. Soteropolitana que sou, aprendi desde cedo a valorizar o ócio como um bem precioso. Um diazinho a mais pra descansar, colocar séries em dia, fingir que vou organizar a vida... delícia, né?

Mas, às vezes, bate aquele pensamento: por que os feriados ainda são obrigatórios? Tipo, você tem que parar. E se você não quiser? E se sua crença, cultura ou rotina não bater com aquele dia específico? Não dava pra ser tudo mais flexível? Tipo “feriado facultativo” mesmo. Cada um escolhe o que faz sentido pra si. Or not… I don’t know.

Aliás, sabia que 9 de abril é o Dia da Biblioteca? Pois é. Aposto que passou batido. A maioria das pessoas nem sabe — e, sinceramente, não é por isso que alguém enforca a quinta antes da Páscoa. A real é que muitos feriados vêm carregados de significado religioso. E mesmo quem não acredita em nada acaba seguindo o fluxo. Por costume. Por conveniência. Porque “todo mundo faz”.

E aí eu fico aqui, com essa pulguinha atrás da orelha: será que a gente consente sem saber? Aceita tudo no modo automático?

Não tô dizendo que é pra sair cancelando feriado, viu? Longe de mim! Só acho que pensar sobre isso já é um bom começo. Questionar o que a gente faz só porque sempre foi assim. Porque, no fim das contas, a liberdade de escolha também deveria valer no calendário.

Enquanto isso… boa Semana Santa pra quem comemora. E bom descanso pra todo mundo que só quer um tempo pra si.




(Jô Soares)




Desde que eu me entendo por gente, eu tenho feriados. Dias santos e etc. Não, definitivamente não estou aqui pra dizer que sou contra... Longe de mim, fiel soteropolitana, amante de dias pra poder exercitar meu ócio... Adoro isso ,mas as vezes me indago: pq os feriados ainda são instituídos assim?? Às vezes obrigatórios! Ou seja, as pessoas não escolhem se querem ter o tal dia de folga. n podia ser todos facultativos??or not.. i don’t know. Só sei que 9 de abril é o Dia da Biblioteca !!e quem se importa??a maioria das pessoas nem sabem disso,e tbm não faz diferença , por que, não é por causa disso que enforcamos essa quinta antes da páscoa.. é tudo ligado a religião,e tem gente que nem crê em nada disso e segue .. Só pq é imposto e pq convém..
Só sou contra ao consentimento sem conhecimento. Boa SEMANA SANTA para todos!

2 comentários:

  1. ai eu também não entendo os motivos de todos esses feriados, as vezes é feriado eu nem o que é .. nem todo mundo é catolico e a maioria dos feriados são para os catolicos.. sei lá é bizarro

    beeijos da julia

    ResponderExcluir
  2. Realmente, feriado é bom, mas não deveria ser algo instituído da forma como é atualmente.

    Meus pais, vocêsabe, são católicos fanáticos consagrados de uma comunidade católica. Eu por outro lado não tenho religião alguma e conheço pessoas que além de não serem coniventes com a religião, não se sentem a vontade estando inseridos nesse meio, quando são contra à idéia da qual nasceu o tal feriado.

    Chato isso, mas.. éo Brasil, não é meu bem?
    Fazer o que?

    ResponderExcluir